A coisa agora ficou complicada de vez. Se você achava que usar um computador sem estar conectado a Internet te deixaria seguro…Se enganou, amigo! Os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Cybersegurança, da Universidade Ben-Gurion em Israel, descobriram uma técnica para roubar informação dos computadores tirando vantagem dos ventiladores da CPU (coolers). Isso mesmo! Dos coolers!

Fansmitter (Ventitransmissor) é um vírus que discretamente se apodera do cooler do computador.  Basicamente este vírus produz frequências acústicas simbolizando a codificação binária. Duas mil rotações por minuto (RPM) simbolizam um bit 1 e  um bit zero é representado por 1,600 RPM, ou seja, o ventilador traduz para ondas sonoras qualquer informação em código binário. Daí as informações são enviadas para qualquer aparelho conectado com a Internet que tenha um microfone.

O ataque tem certas limitações (nem tudo é perfeito, né). O receptor (um celular, por exemplo) precisa estar a até 8 metros de distância da máquina invadida. Outro problema é que essa técnica só transmite 900 bits por hora, ou seja, para roubar uma senha de 12 dígitos (37 bits), até que dá, mas um backup de um computador cheio de segredos está fora de cogitação.

Realmente o mundo está mudando radicalmente e ficando cada vez mais assustador.

Anúncios