As empresas se tornam cada vez mais alvo de ataques à segurança de suas informações e uma das chaves para garantir a qualidade da segurança de TI é certificar-se de que todos os funcionários – e não apenas aqueles do departamento de TI – compreendam as melhores práticas de segurança da informação e por que estas práticas precisam ser seguidas.

Educar todos os funcionários sobre práticas recomendadas de segurança de TI é uma oportunidade para se adaptar rapidamente às mudanças e proteger os ativos de sua empresa. Abaixo seguem duas dicas sobre como treinar os funcionários em reação as práticas de segurança de uma organização:

  • Mostrar o impacto: Para envolver os funcionários em segurança de TI, eles precisam entender a sua importância. Embora quase todos saibam que a segurança da informação é importante, nem todos compreendem como esse treinamento os afetará e ao desempenho de suas atividades laborais. Uma dica é discutir as violações de segurança que mais recentemente foram notícia e mostrar como pequenos deslizes em práticas diárias relacionadas a segurança podem levar a uma violação maciça de dados ou a indisponibilização de serviços por um longo período de tempo.
  • Instrutores especializados e experientes: Poucas empresas gastam tempo avaliando a qualidade do treinamento recebido por seus funcionários. A qualidade dos cursos e dos instrutores varia. Muitas vezes, o tempo e o custo – e não a qualidade do treinamento – norteiam a decisão das empresas na escolha de quais empresas fornecerão o treinamento. Como qualquer negócio, existem empresas e instrutores que se destacam na entrega de treinamentos, e outros que não. A lógica para escolher um fornecedor de qualidade é simples: treinamento de qualidade leva a membros da equipe de qualidade.

Enquanto as empresas e os profissionais enxergarem treinamento e capacitação (leia-se certificações) como custo e não investimento, continuaremos lendo cada vez mais notícias sobre ataques diversos. Os atacantes estão sempre se especializando, e para eles nunca há crise!

Anúncios