Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará o projeto sugerido pela Comissão de Tecnologia de Informação da OAB-CE e de indicação do deputado Leonardo Araújo, que institui ao Poder Executivo a criação da Delegacia de Polícia Especializada em Crimes Digitais de âmbito regional com sede na cidade de Fortaleza.
O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, Renato Torres, ressaltou a importância da sanção do projeto de indicação: “A criação de uma delegacia especializada em Crimes Digitais é de imprescindível ao estado do Ceará, pois com os avanços tecnológicos, popularização da Internet e dos diversos dispositivos surgem situações como o aumento dos crimes praticados pela Internet”, disse.
Segundo Leonardo Araújo, a comissão da OAB-CE destinou ao gabinete uma proposta para a criação de um órgão especializado em combate às práticas criminosas que ocorrem no ambiente virtual ou através dele. “Conseguimos a primeira vitória com a aprovação da Assembleia Legislativa e agora vamos aguardar pelo posicionamento do Governador do Estado e torcer para que esta indicação seja sancionada e transformada em Lei Estadual”, enfatizou.
A aprovação da referida matéria se somou ao já aprovado projeto de indicação nº 08/2015, de autoria do deputado Ely Aguiar, que também faz solicitação similar ao Governo do Estado.
Fonte: OAB-CE (http://oabce.org.br/2017/11/parceria-entre-comissao-da-oab-ce-e-deputado-resulta-em-aprovacao-de-delegacia-especializada-em-crimes-digitais/)
Teve meu pc invadido por este ip 45.4.179.250 devo entra na justiça contra este invazor
CurtirCurtir
Sim, Maria Benedita, devemos sempre buscar meios de punir os atacantes virtuais para que possamos melhorar cada vezes mais a segurança nos meios digitais. No Ceará ainda não existe uma delegacia especializada, mas há um projeto do governo em andamento e em breve esperamos ter uma delegacia com este foco para atender a sociedade. Quanto isso, procure a delegacia de defraudações, faça um BO, procure um advogado, de preferência com conhecimentos em direito digital e um perito em computação forense com conhecimento neste tipo de atividade.
CurtirCurtir
Entraram no meu facebook, mas não fizeram nada, tenho o IP. Já troquei as senhas, tenho como descobrir quem foi?
CurtirCurtir
Olá Gerardo! Há a possibilidade de se descobrir. caso no seu estado exista uma delegacia especializada, recomendo procurá-la e realizar um BO para que seja iniciada uma investigação. Só assim poderá se chegar ao autor do delito. Se não houver delegacia especializada, procure a delegacia de defraudações, É muito importante que seja feito um BO. Procure também um advogado, de preferência com conhecimentos em direito digital e um perito em computação forense com conhecimento neste tipo de atividade.
CurtirCurtir